quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Gata no cio: O que fazer?


Resultado de imagem para gata no cio


Alô alô gateiros! Esse papo é com vocês.
Quem me acompanha há tempos sabe que eu sou a louca dos gatos. Amo de paixão essas bolinhas de pelo.
No momento tenho duas gatas. Uma eu adotei numa ONG, e como a chegada dela foi planejada, a Alice foi castrada assim que completou 6 meses. A outra minhas filhas encontraram na rua. Nós não tínhamos a intenção de ter outro gato porque moramos num apartamento pequeno, mas ela praticamente implorou para ser resgatada se esfregando nas pernas das crianças e se deixou carregar no colo sem receio do centro da cidade até a nossa casa. Muito carinhosa e companheira, foi batizada de Kiara e acabou ficando conosco. No entanto, Kiara nos encontrou num momento financeiro ruim e no momento é impossível pagar por uma castração, que custa aqui na minha cidade, $300,00, fora os medicamentos pós cirúrgicos e material para curativo.
E aí que começou a minha novela.
Ela entra no cio a cada 2 semanas para o meu desespero. Faz xixi pela casa toda, mia altíssimo incomodando a todos inclusive aos vizinhos.
Pedi orientação para um veterinário e ele me informou algumas curiosidades:

* Gatas são animais poliéstricos estacionais. O cio delas depende do calor e luminosidade. Logo, em ambientes quentes e muito iluminados, as gatas podem ter vários períodos de cio de longa duração.
Em locais onde as estações do ano são bem definidas, durante o outono e inverno as gatas devem entrar no cio a cada 6 semanas, e esse período dura de 1 a 6 dias. Já em cidades como a minha onde é verão o ano inteiro, elas podem entrar no cio a cada duas semanas e o período pode durar de 7 a 14 dias.

* Elas urinam muito mais nesse período para marcar território e " chamar o macho".

* Gatos tem pelo menos 2 ferormônios sexuais ( substâncias que são excretadas por um animal e modificam o comportamento de outro ) . A fêmea possui um que também induz ou auxilia na indução do cio de outras fêmeas (além da função de atrair machos). Então, num gatil, por exemplo, pode acontecer de várias gatas ficarem no cio ao mesmo tempo. O macho tem outro ferormônio, cujo odor também fazem algumas gatas entrarem no cio.
Até aí beleza né? Mas segura essa:
Se a gata for muito próxima dos donos, pode também haver influência no comportamento de ambos.
Eu percebi que, já há alguns meses, a Kiara entra no cio quando estou na TPM. E aí vira um inferno porque a miação e a mijação dela me irritam muito mais do que o normal. Acontece que o fato de " entrarmos no cio" juntas não é coincidência. Ela pode estar alterando o meu ciclo, ou eu o dela.
Quem me disse isso foi o veterinário viu gente? Não tirei da minha cabeça não.
E a Kiara também é muito apegada ao meu marido. Ela deita no travesseiro dele, em cima das roupas, e quando ele está em algum lugar ela sempre vai lá e fica perto. E esse contato com os feromônios dele pode induzí-la a entrar no cio mais frequentemente.

Até que possamos castrá-la a orientação é ter paciência, brincar com ela para ajudá-la a dissipar essa energia, dar muito carinho porque isso satisfaz a necessidade sensorial dela, e esperar passar. rs
Vou começar a juntar moeda para poder castrá-la logo. kkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário